Bem vindo!

O JP Sociologia é uma plataforma educacional para ensino e aprendizado em Sociologia criada por mim, Jean Pierre, em 2013, como uma forma de diversificar o meu ensino de Sociologia e que utilizei até 2015.

Nele, há aulas do 1° ao 3° ano de Sociologia nas quais cada conteúdo tem uma apresentação prezi e é disponibilizada uma atividade de interpretação de texto (contextualizada com textos, imagens, charges ou tirinhas) sobre o conteúdo abordado com um link ao final dela para se conferir o resultado imediatamente. Ao todo, são 60aulas no conteúdo programático 1 abrangendo a grade curricular do ensino médio (veja a grade aqui), mais 15 aulas acrescidas para o primeiro ano no conteúdo programático 2, todas com apresentações e atividades em cada uma delas. Cada atividade tem 5 questões o que dá um total de 375 questões, todas criadas a partir dos textos abordados nas aulas.

O acesso às aulas depende da necessidade de cada professor, estudante ou público em geral que queira aprender um pouco mais sobre a sociedade a partir delas.

No caso do professor, se os conteúdos desta plataforma corresponderem totalmente ao do seu planejamento, ou queira ele adotar este conteúdo como planejamento, ele pode utilizar a plataforma integralmente para suas aulas e a para avaliação dos estudantes, mas, caso não seja, ele pode utilizar os conteúdos que tiver relação com o seu planejamento. Neste caso, o professor pode utilizar ou as apresentações para expor o conteúdo com recursos audiovisuais ou utilizar o conteúdo como pesquisa para os estudantes e para apresentação deles na forma de seminários ou em produções textuais. Ele pode utilizar as atividades para avaliar a interpretação textual dos estudantes e ver o resultados delas no link RESULTADOS. O professor pode também baixar os prezis para apresentá-los independente da Internet, seja na forma de PDF ou no formato prezi off-line, ou ainda, utilizar as atividades ou questões dela em suas atividades (sistema cópia e cola). Além disso, os professores que quiserem aprender a criar uma plataforma com seu próprio conteúdo, acrescentar uma planilha de notas e faltas, ou saber como utilizar melhor as tecnologias em seu planejamento, ensino e avaliação, podem fazer o curso ministrado no qual ensino a fazer um blog como este e apresento outras tecnologias disponíveis, ou ainda, pode comprar algum serviço relacionado à utilização das tecnologias em seu trabalho. Para saber mais sobre este curso e os serviços disponíveis, os professores podem entrar em contato no e-mail <jpsociologiablog@gmail.com>.


No caso dos estudantes, esta plataforma pode ser utilizada para seus estudos para o ENEM ou vestibulares utilizando as apresentações para uma revisão de conteúdo e as atividades para uma avaliação do conhecimento deles. As aulas também podem utilizadas para uma maior compreensão de questões sociais que pode ser útil na elaboração das redações no ENEM ou vestibulares, ou como pontos de discussão e debate em sala de aula.

No caso do público em geral, esta plataforma pode ser utilizada como um curso de Sociologia de nível médio no qual tem a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a sociedade tendo em vista uma melhoria não apenas de seu conhecimento sobre ela, mas uma melhoria da própria sociedade a partir do conhecimento, esta a finalidade principal do JP Sociologia.


Obrigado pela visita.

Prof. Jean Pierre
Mestre em Filosofia - UECE